Dia Mundial do Meio Ambiente – Rádio Comunitária – 87 FM de Guaxupé

Blog

11/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho foi comemorado o dia mundial do meio ambiente, comemoração esta que se estende pelo mês e que tem como finalidade sensibilizar a todos a respeito da importância de se preservar o meio ambiente. Neste ano a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para a necessidade de alternativas para a substituição do plástico. De acordo com pesquisas da ONU, nos últimos dez anos foram produzidos mais plásticos do que todo o século passado. Por ano, o consumo de sacolas plásticas chega até cinco trilhões em todo o planeta e cerca de treze milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos.

 

As ações para reverter os desastres que a poluição e a devastação do meio ambiente vem causando no planeta parte de cada um  por meio de um trabalho de formiguinha.

Saber separar o lixo é uma grande ação que auxilia na reciclagem de matérias como o plástico. Pensando nisso, as entrevistadas do Comunitária News foram a Diretora de Meio Ambiente, Rafaela Soares e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Ceres Almeida.

 

Ceres e Rafaela falaram da importância de separar corretamente o lixo e deram todas as informações relativas à coleta seletiva na cidade, a coleta do lixo eletrônico e alguns projetos em elaboração pela secretária.

 

Cidade Saúde

 

O gosto por tomar chá além de ser é necessário tomar o cuidado correto na hora de adquirimos esta planta. Há também uma maneira correta de se preparar as plantas medicinais. No “Cidade Saúde”, Maria Teresa contou com a participação da fito terapeuta Adélia Maria, que falou um pouco das plantas medicinais.

 

Guaxupé Sustentável

 

O dia do meio ambiente deve ser todo dia, pois, utilizamos e necessitamos do meio a todo  momento. Cuidar do espaço onde vivemos e atentarmos para as ações que corroem com meio ambiente é necessário para que possamos ter um mundo melhor para as gerações futuras. No quadro “Guaxupé Sustentável”, nosso colunista Marcos Scotti, nos deu um alerta a respeito do cuidado com a mãe natureza.

logo-ineam-site2-400x288.png

INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental

 “Guaxupé Sustentável” é uma produção da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé em parceria com o INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental.

 

 

Entrevista com a Diretora de Meio Ambiente, Rafaela Soares e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Ceres Almeida.

 

De acordo com a pesquisa do IBOPE divulgada no dia mundial do meio ambiente (05/07), quatro a cada dez brasileiro não separam o lixo seco do lixo orgânico. Segundo levantamento realizado em 2016 pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem, apenas 15% da população é atendida por programas municipais de coleta seletiva.

 

WhatsApp Image 2018-06-07 at 20.27.22.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-11 at 12.29.35.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-11 at 12.29.35 (3).jpeg

WhatsApp Image 2018-06-11 at 12.29.35 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-06-11 at 12.29.35 (1).jpeg

Em Guaxupé, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente é responsável pela coleta seletiva, além de outras atribuições ligadas a economia sustentável do município.

Para dar mais informações a respeito das questões ambientais da cidade, a recém empossada secretária da pasta, Ceres Almeida, acompanhada da Diretora de Meio Ambiente, Rafaela Soares, falaram da necessidade de separar o lixo para coleta seletiva, além de outras funções da secretária relacionadas ao meio ambiente.

 

Na sequência você confere todos os áudios dos quadros citados acima.

Mande seu comentário, dica, crítica ou sugestão para o e-mail: comunitaria87fm2@gmail.com.

Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé

Rua Capitão João Machado, 199, Centro
Guaxupé-MG - CEP: 37800-000
Telefone: (35) 3552 6038
E-mail: comunitaria@87fm.com.br
Site: www.87fm.com.br