Blog

19/03/2018

Educação Ambiental em Guaxupé

Com a criação do NEA – Núcleo de Educação Ambiental – pela Cooxupé, a cidade e a região ganhou mais uma entidade que se preocupa com o meio ambiente e que realiza seus trabalhos com o objetivo de proteger e conservar o meio ambiente.

O NEA, atende escolas e alunos de Guaxupé e região e recebe turmas de diversas escolas durantes todos os dias do ano letivo. Estes alunos passam por uma experiência única e de convívio com a natureza, através de um ensino lúdico sobre o meio ambiente abordando temas estudados em sala de aula.

 

WhatsApp Image 2018-03-17 at 12.25.37.jpeg

Reginaldo Gomes Ferreira, Biólogo Supervisor do Núcleo de Educação Ambiental – NEA ,e sua filha

No programa “Comunitária News” desta semana o nosso entrevistado foi o Biólogo e Supervisor do NEA, Reginaldo Gomes Ferreira. Reginaldo falou da importância do aprendizado disponibilizado aos alunos que passam pelo núcleo, e ainda deu detalhes das atividades que são realizadas.

 

 

Fala Sério

Conforme estudos e pesquisas do IBGE, 66% do lares brasileiros não possuem rede de esgoto e 6 milhões de pessoas vivem em locais onde não existe a coleta de lixo. Violência contra vereadores e prefeitos resultou em 40 mortes no ano passado. O Juiz Sergio Moro pediu exoneração da Universidade Federal do Paraná do cargo de professor de direito penal. Após 4 anos da Operação Lava-Jato, Raquel Dodge, ao ser questionada sobre as delações premiadas, a procuradora disse que as futuras delações só serão realizadas com base em provas concretas. Tudo isso e muito mais no “Fala Sério” com Simone Hubert.

 

Sociologia No Dia A Dia

O assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, abalou o Brasil e gerou comentários e comoções em diversas partes do mundo. No “Sociologia No Dia a Dia”, Thiago Desenzi falou um pouco sobre os comportamentos e reações sociais diante este fato, que desperta o nosso pensamento a respeito da normalidade que está se tornando a morte de pessoas que defendem  o direto e a democracia, em nosso país “republicano“.

 

Cidade Saúde

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar a meditação não é uma atividade praticada apenas por monges budistas, qualquer pessoa pode meditar. No “Cidade Saúde”, Maria Tereza contou com a colaboração do professor de Yoga, Pedro Guimarães, que falou tudo sobre o que é a meditação e quais os seus benefícios para a saúde.

 

Alimente-se Bem

A industrialização da produção de alimentos elabora e cria diversas químicas para melhorar e aumentar a produção e o consumo. Corantes, aromatizantes artificiais e conservantes são produtos bastante utilizados em determinados alimentos produzidos industrialmente. Ira Cecilia, no “Alimente-se Bem”, falou da dieta da moda que auxilia na desintoxicação, a dieta Detox, e destacou os malefícios dessas químicas que se acumulam em nosso organismo com o passar dos tempos.

 

Arquitetura e Cidade

Partindo da premissa que todo ser humano tem o direito de ir e vir, falar sobre acessibilidade é uma área muito importante onde, a arquitetura, fica é responsável por criar projetos que facilite e dê conforto a quem possui mobilidade reduzida. No “Arquitetura e Cidade” desta semana, Giulia Galante falou sobre as construções e reformas de calçadas, e dos materiais corretos a se utilizar para facilitar o acesso e possibilitar a passagem de qualquer pedestre.

 

Guaxupé Sustentável

Por conta do aumento da população mundial e pelo avanço da agricultura, passou a ser necessário o uso de agrotóxicos ou “defensivos agrícolas” na produção de alimentos. Porém, quando os defensivos são usados abusivamente, deixam restos de venenos e de substancias químicas ruins para o nosso organismo nos alimentos. No “Guaxupé Sustentável”, Marcos Socotti falou sobre os efeitos causados no solo, na água e nos alimentos, por conta do uso descontrolado de agrotóxicos.

 

logo-ineam-site2-400x288.png

INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental

“Guaxupé Sustentável” é uma produção da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé em parceria com o INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental.

 

 

Entrevista com Biólogo e supervisor do NEA – Núcleo de Educação Ambiental, Reginaldo Gomes Ferreira.

O NEA foi criado em 2013, e desde sua criação já são mais de 27 mil alunos atendidos de mais de 130 escolas, de 23 municípios da região. Ao todo o NEA conta com a participação de mais 150 profissionais engajados coma a causa, entre  professores, coordenadores e secretários de educação. O núcleo conta ainda com a atividade de plantio e cultivo de mais de 100 variedades mudas de árvores  possuindo um viveiro com capacidade para 40 mil mudas.

Reginaldo trabalha no NEA desde sua fundação em 2013 e falou um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no núcleo com os alunos e visitantes, além de destacar a importância do aprendizado ambiental para uma melhor qualidade de vida de todos da comunidade.

 

 

Na sequência você confere todos os áudios dos quadros citados acima.

 

 

Mande seu comentário, dica, crítica ou sugestão para o e-mail: comunitaria87fm2@gmail.com.

Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé

Rua Capitão João Machado, 199, Centro
Guaxupé-MG - CEP: 37800-000
Telefone: (35) 3552 6038
E-mail: comunitaria@87fm.com.br
Site: www.87fm.com.br