Blog

05/02/2018

Febre Amarela, causas e sintomas

Nos últimos meses, a febre amarela vem causando grande alvoroço em postos de vacinação de todo o país, mais precisamente, em regiões onde a incendia da doença é maior. No ultimo dia 30 de janeiro o Ministério da Saúde divulgou dados atualizados referentes aos casos de febre amarela no Brasil. De julho de 2017 a 30 de janeiro deste ano foram registrados 213 casos, sendo que 81 vieram a óbito. Conforme informações da Secretária Estadual de Saúde, Minas Gerais registrou 36 mortes pela doença, sendo 81 casos confirmados onde destes, 77 são homens e 4 são mulheres.

A febre amarela é considerada uma doença já erradica no país, mas é necessária a precaução constante por conta do aparecimento de vários macacos em parques nacionais e reservas ambientais infectados com a febre amarela.

Para alertar a população guaxupeana referente a este assunto, a nossa entrevistada foi a empreendedora e Técnica em Enfermagem, Helainy Cristina da Silveira, que falou sobre esclareceu diversas informações referentes a doença e as vacinas.

 

WhatsApp Image 2018-02-05 at 16.41.44.jpeg

Helainy Cristina da Silveira – proprietária da Drogaria Bem Estar

 

Momento Econômico

Dizem que as criptomoedas serão as novas moedas universais que provavelmente substituirão o dólar e causarão dores de cabeça aos bancos e diversas instituições financeiras de todo o mundo. Em alguns países, as criptomoedas já são uma realidade constante em suas vidas e já predominam nas movimentações econômicas do dia a dia. No “Momento Economico”, José Carlos Gonçalves falou das formas de comprar criptomoedas e deu algumas dicas de como são realizados os investimentos ou a compra correta dessas moedas virtuais.

 

Fala Sério

Os comentários sobre o vídeo da lancha da quase ministra Cristiane Brasil, Temer brincando de Topa Tudo Por Dinheiro após Silvio Santos fazer propaganda da Reforma da previdência, o auxilio moradia do juiz da Lava Jato, Marcelo Bretas que já é casado com a Juíza Simone Bretas que já recebe o auxilio, e ainda a lição amor e união realizado por Isabela e Larissa no The Voice kids, tudo isso e muito mais no “Fala Sério” com Simone Hubert.

 

Sociologia No Dia A Dia

Liderança foi o tema do “Sociologia No Dia A Dia” desta semana. Thiago Desenzi, por meio do ponto de vista da sociologia, falou do conceito de liderança proposto por Max Weber, listou os tipos de liderança e explicou a visão que a população brasileira tem diante da figura de um líder.

 

Cidade Saúde

Você tem se exercitado ultimamente?

Em um mundo onde as pessoas trabalham muito e se exercitam pouco por conta dos contratempos e das exigências diárias, arrumar um tempinho para se exercitar é difícil, mas é fundamental. No “Cidade Saúde”, Maria Tereza contou com a colaboração do professor de educação física, Sergio Pasqua, que falou sobre os  benefícios das atividades físicas e ainda deu dicas de como se exercitar bem.

Alimente-se Bem

A pressão alta é um mal que atinge grande parte da população que está acostumada a consumir muito sal. O excesso de sódio, um dos componentes do sal de cozinha, em nossa alimentação, gera complicações no organismo ocasionando, na maioria dos casos, o maléfico AVC (Acidente Vascular Cerebral). No “Alimente-se Bem”, a nutricionista Iara Cecilia ira deu dicas de como administrar o sal em nossa alimentação;

Arquitetura e Cidade

A alvenaria tradicional utilizada em várias obras e reformas, mesmo sendo mais barata e tendo uma grande disponibilidade de mão obra para a execução causam desvantagens como a demora na conclusão das construções, fissuras em paredes e ainda a grande geração de entulho que agride o meio ambiente. Pensando em atitudes e maneiras sustentáveis de reformar e construir, no “Arquitetura e Cidade” desta semana, Giulia Galante falou sobre sistemas construtivos que geram menos impactos ambientais.

 

Guaxupé Sustentável

O desequilíbrio ambiental está causando grandes efeitos no ecossistema alterando a fauna e a flora. Doenças como a dengue e a febre amarela, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, se alastram pelo país por conta das distorções ocasionadas no meio ambiente pela ação humana que vem extinguindo o predador natural do mosquito facilitando sua proliferação. Marcos Scotti, no “Guaxupé Sustentável”, explica os motivos que estão gerando estas distorções e alerta para o cuidado com o meio ambiente.

 

logo-ineam-site2-400x288.png

INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental

 

“Guaxupé Sustentável” é uma produção da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé em parceria com o INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental.

 

Entrevista com Helainy Cristina da Silveira sobre a febre amarela e informações sobre a vacina.

 

O tema do “Comunitária News” desta semana foi de prevenção e de retirada de dúvidas sobre a vacina contra a febre amarela e informações sobre a doença. A empreendedora e Técnica em Enfermagem, Helainy Cristina da Silveira, foi a nossa entrevistada que falou tudo sobre a febre amarela. Helainy é proprietária da Drogaria Bem Estar, que é reconhecida por ser a pioneira no ramo de vacinas, sendo a primeira farmácia no estado de Minas Gerais a possuir uma sala de vacinação.

 

 

Para saber mais sobre a febre amarela e os locais de vacinação na cidade de Guaxupé basta entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de sua casa ou ligar para o Departamento Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3551-2719.

 

Na sequência você confere todos os áudios do quadros citados acima.

 

 

Mande seu comentário, dica, crítica ou sugestão para o e-mail: comunitaria87fm2@gmail.com.

Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé

Rua Capitão João Machado, 199, Centro
Guaxupé-MG - CEP: 37800-000
Telefone: (35) 3552 6038
E-mail: comunitaria@87fm.com.br
Site: www.87fm.com.br