Plantas Medicinais – Rádio Comunitária – 87 FM de Guaxupé

Blog

16/07/2018

Plantas Medicinais

As plantas medicinais foram descobertas e utilizadas ao longo da história da humanidade. Determinadas plantas possuírem a capacidade de concentrar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes e também servem para a defesa contra o ataque de predadores, tais como insetos, fungos, herbívoros e mamíferos.

Ainda hoje, o conhecimento popular é a único caminho para fortalecimento de pesquisas que visam catalogar e estudar cada vez mais as plantas medicinais. No Comunitária News desta semana recebemos o agrônomo e especialista em plantas medicinais, Marcos Furlan que contou um pouco de seu trabalho e ainda tirou algumas dúvidas sobre o poder químico de algumas espécies de plantas medicinais.

 

Fala Sério

 

A novela do “solta Lula e libera Lula” vira piada na internet. Perfil de Bolsonaro no facebook curte uma publicação na página de Lula e a ex-presidente Dilma comenta na sequencia; “Lula querido por todos”. Bolsonaro diz que não fará pacto com diabo para ganhar as eleições. Vídeo da pré-candidata a presidência da república, Manuela d’Ávila, sobre entrevistas tendenciosas de cunho machistas a candidatas viraliza na internet. Tudo isso e muito mais no “Fala Sério” com a jornalista curitibana Simone Hubert.

 

Sociologia No Dia A Dia

 

Dentre maioria dos times que disputaram a copa do mundo tivemos a oportunidade de observar a presença de diversos jogadores de outros países que se naturalizaram para disputar o torneio. Mas o que isso nos interessa? No “Sociologia No Dia A Dia”, o colunista e sociólogo Thiago Desenzi, falou sobre este fato realizando uma análise social do assunto.

 

Arquitetura e Cidade

 

A humanidade vem se individualizando cada dia mais. Um dos fatores que vem propiciando esta individualização é a rotina diária que distancia as pessoas do modo de vivencia coletivo. No “Arquitetura e Cidade”, a colunista e arquiteta Giulia Galante, falou um pouco sobre o “cohousing”, um modelo de moradia sustentável baseado no compartilhamento.

 

Guaxupé Sustentável

 

Com o objetivo de manter o consumo em constante alta e aumentar a produção, as indústrias criam produtos a baixo custo que não duram muito tempo. Esta ação é prejudicial ao meio ambiente quando não tomamos as rédeas da situação. No “Guaxupé Sustentável”, o jornalista curitibano e ambientalista Marcos Scotti, falou sobre a obsolescência programada.

 

logo-ineam-site2-400x288.png

INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental

 “Guaxupé Sustentável” é uma produção da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé em parceria com o INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental.

 

Entrevista com o agrônomo e especialista em plantas medicinais, Marcos Furlan.

 

Conhecer o poder natural das plantas é o objetivo de diversos pesquisadores e especialistas pelo o mundo afora. A diversidade da natureza motiva diversas pessoas a encontrar soluções para diversos males como doenças e proteção a animais e insetos.

WhatsApp Image 2018-07-16 at 11.47.13.jpeg

WhatsApp Image 2018-07-16 at 11.47.13 (2).jpeg

 

O agrônomo Marcos Furlan é uma destas pessoas que há trinta anos trabalha com a pesquisa e catalogação de plantas medicinais. Após ministrar um palestra na ultima sexta-feira na cidade de Tapiratiba-SP, Marcos falou um pouco sobre seu trabalho e experiência na área para os ouvintes da 87 FM.

 

Na sequência você confere todos os áudios dos quadros citados acima.

Mande seu comentário, dica, crítica ou sugestão para o e-mail: comunitaria87fm2@gmail.com.

Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé

Rua Capitão João Machado, 199, Centro
Guaxupé-MG - CEP: 37800-000
Telefone: (35) 3552 6038
E-mail: comunitaria@87fm.com.br
Site: www.87fm.com.br