Blog

20/01/2018

Preservação de rios e nascentes e a Associação Anjo dos Rios

O “Comunitária News” dessa semana entrevistou o senhor Domingos Augusto Beltrão, o popular Sr. Domingos, que é responsável pela Associação Anjo dos Rios que coleta óleo de cozinha e refloresta rios e nascentes em Guaxupé e Região por meio da coleta de óleo de cozinha e gordura.

WhatsApp Image 2018-01-20 at 19.26.53.jpeg

DOMINGOS AUGUSTO BELTRÃO, o popular Sr. Domingos

As boas atitudes merecem o seu verdadeiro reconhecimento, e para transmitir uma mensagem de educação ambiental à população de Guaxupé, o “Comunitária News” divulgou o belo trabalho que Sr. Domingos realiza por meio da Associação Anjo dos Rios, que coleta óleo de cozinha e gordura animal e reverte os valores da venda do óleo em mudas de árvores e plantas para o reflorestamento e arborização de rios e nascentes de Guaxupé e região por iniciativa própria com objetivo de preservar o meio ambiente e cuidar para que não falte água para as gerações futuras, o bem mais precioso que temos neste mundo.

Momento Econômico

A criptomoeda é uma moeda digital livre utilizada para o comercio na internet, sem um intermediador financeiro (bancos, estado e outras instituições financeiras), sendo realizadas transações diretas entre os indivíduos evolvidos na compra e venda de produtos ou serviços. No “Momento Econômico”, José Carlos Gonçalves esclarece um pouco sobre a história das criptomoedas que já causam grandes influencias na econômia mundial.

Fala Sério

Duas meninas, uma de 13 e outra de 14 anos, confessaram serem autoras da lista do “Ranking do Sexo” de Muzambinho, o julgamento do ex-presidente Lula, auxilio moradia da desembargadora Mariana Fuchs que ganha R$ 36.000,00 por mês, o comentário nada a favor do presidente da Câmara dos Deputados Federais, Rodrigo Maia, sobre o Bolsa Família. E ainda, a emoção de Yasmim Giacomini no The Voice Kids. Tudo isso e muito mais no “Fala Sério” com Simone Hubert.

Sociologia No Dia A Dia

“A Sociologia nos ensina a observar o mundo a nossa volta sob um novo ângulo. Comportamentos e instituições que aparecem como naturais – como algo que sempre foi igual – aos olhos do sociólogo são fenômenos dotados de influências históricas e sociais.” (INFOESCOLA, 2018)

E como primeiro assunto da estreia do quadro “Sociologia No Dia A Dia”, Thiago Desenzi falou sobre como tomamos nossas decisões no dia a dia e a cordialidade Brasileira.

Cidade Saúde

Você sabia que dá até para fazer chá com argila?

O “Cidade Saúde”, com a farmacêutica Maria Tereza, falou sobre a argila e do carvão vegetal, os tipos corretos que podem serem utilizados, além de dicas de como manusear estas substâncias que restabelecem a saúde.

Alimente-se Bem

Alimentar bem é muito importante, e para dar dicas de boa alimentação e informação sobre como comer saudavelmente, a nutricionista Iara Cecilia estreou o quadro “Alimente-se Bem” falando sobre os hábitos de alimentação vegano e vegetariano, as diferenças entre essas alimentações, suas características,  e os benefícios destes hábitos alimentares para o meio ambiente.

Arquitetura e Cidade

O “Arquitetura e Cidade” desta semana abordou o tema conforto ambiental e o desempenho térmico das edificações. Giulia Galante e João Pasqua deram dicas de como amenizar a temperatura de ambientes na hora de construir ou reformar por meio do posicionamento correto dos cômodos em relação a iluminação do sol, a ventilação dos ambientes, e ainda citaram alguns matériais que podem auxiliar no controle térmico.

Guaxupé Sustentável

Que a água é importante para a vida obviamente todo mundo sabe. A história já nos mostra que as grandes civilizações se originarão em torno dos rios. Alinhado ao tema do nosso programa, Marcos Scotti, no “Guaxupé Sustentável”, falou da importância da água e da preservação dos rios e nascentes para a conservação da vida;

logo-ineam-site2-400x288.png

INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental

“Guaxupé Sustentável” é uma produção da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé em parceria com o INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental.

 

Entrevista com o responsável pela Associação Anjo dos Rios, Domingos Augusto Beltrão.

Abordando o tema “Preservação de Rios e Nascentes”, o proprietário da Associação Anjos Dos Rios, o senhor DOMINGOS AUGUSTO BELTRÃO, popular Sr. Domingos, nos contou sua história de lutas e desafios desde a criação da associação e as dificuldades encontradas para manter e preservar rios e nascentes de Guaxupé e região, por meio da coleta seletiva de óleo de cozinha e gordura animal.

Na entrevista da semana conhecemos os trabalhos realizados por esta entidade que tem como único objetivo, plantar árvores para o reflorestamento e a arborização de áreas frágeis ou devastadas. Sr. Domingos comentou sobre a situação de algumas nascentes em Guaxupé e ainda falou sobre a importância de preservar o meio ambiente para a saúde de todos.

 

A Associação Anjo Dos Rios coleta óleo de cozinha e gordura animal para filtrar e revender para uma empresa que produz ração para aves. Parte da renda obtida com o óleo é revertida para o custeamento da captação e preparação do óleo e da gordura para venda, e o restante vai para a compra de mudas que são utilizadas no plantio e reflorestamento e, em alguns casos, as mudas são doadas. Toda as ações realizadas pela Anjo Dos Rios acontecem sem a subvenção pública ou privada, trabalhando apenas com o objetivo de preservar o meio ambiente. Muitas vezes, Sr. Domingos custeia alguns trabalhos da associação de seu próprio bolso. Na cidade de Guaxupé a entidade é a única que realiza este trabalho socioambiental.

Faça parte da coleta seletiva de óleo e ajude a cuidar do meio ambiente.

Para entrar em contato com a Associação Anjos Dos Rios bastar ligar para o telefone (35) 3551-3407 ou pelo whatsapp (35) 9 8800-3407.

Curta a página da Anjos Dos Rios no facebook.

 

Na sequência você confere todos os áudios do quadros citados acima.

 

 

Mande seu comentário, dica, crítica ou sugestão para o e-mail: comunitaria87fm2@gmail.com.

 

 

Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé

Rua Capitão João Machado, 199, Centro
Guaxupé-MG - CEP: 37800-000
Telefone: (35) 3552 6038
E-mail: comunitaria@87fm.com.br
Site: www.87fm.com.br