Blog

26/03/2018

Projeto Minas D’água

Iniciado em outubro de 2017 o projeto Minas D’água foi idealizado pela Cooxupé, com parceria com a Mother Parkers, a Coffe America, e a Balcoffe com objetivo de revitalizar e cuidar de nascentes e cursos d’agua em Guaxupé.

A iniciativa propõe o cuidado e sede orientações necessárias para a preservação de nascentes e cursos D’água em Guaxupé, concedendo moirões para cerceamentos além de uma consultoria a cerca do Código Florestal, orientando o proprietário da terra com os cuidados que serão necessários a serem tomados para a realização do cerceamento. Com uma parceria formada junto ao Instituto Estadual de Floresta de Muzambinho/MG o IEF, a Cooxupé concede mudas para o plantio em áreas de preservação e para a criação e fortificação das matas ciliares.

WhatsApp Image 2018-03-23 at 17.23.45.jpeg

Graco Ribeiro do Vale Dias – Engenheiro Ambiental e Coordenador do Projeto Minas D’água

Graco Ribeiro do Vale Dias falou tudo sobre o que é o projeto Minas D’água e quais os seus benefícios para toda a comunidade de Guaxupé.

 

Fala Sério

Michel Temer assume ser candidato a presidente em 2018, o ministro do Tribunal Federal Marco Aurélio Melo, afirmou na ultima semana que está sendo crucificado por conta de sua decisão a cerda do habeas corpus do ex-presidente Lula, Pablo Vitar realiza postagem ao lado de se seu namorado e logo após retira aparentando ser indireta, o papa Francisco causa nas redes sociais ao ligar pessoalmente a família da Vereadora Marielle Franco e vídeos que denigrem a imagem da vereadora deverão sai do ar a mando de liminar. Tudo isso e muito mais no “Fala Sério” com Simone Hubert.

 

Sociologia No Dia A Dia

O Brasil é um país democrático de direito, mas será que em nosso país a democracia é execida? Com base nos últimos acontecimentos da atualidade no Brasil, tanto quanto econômica e policia, Thiago Desensi, no “Sociologia No Dia A Dia”, por meio da visão sociológica abordando temas a cerca da democracia brasileira.

 

Cidade Saúde

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce para circular no corpo. Ter uma boa pressão arterial é o mesmo que possuir um coração saudável. No “Cidade Saúde”, Maria Tereza contou com a colaboração do farmacêutico, José Arquimedes Junior, que falou tudo sobre a pressão arterial e ainda descreveu os ricos relacionados a hipertensão arterial, além de dar dicas de alimentos bom para evitar este mal.

 

Alimente-se Bem

A osteoporose é uma doença que ocorre ossos provocando a perda de massa óssea. Por conta do aumento da expectativa de vida, do aumento do sedentarismo e de péssimos hábitos alimentares, os casos de osteoporose vem aumentando com o passar dos anos. Ira Cecilia, no “Alimente-se Bem”, descreveu as substancias que são boas para evitar a perda de massa óssea, e ainda indicou alimentos que ajudam no fortalecimento dos ossos.

 

Arquitetura e Cidade

A preocupação com a economia de água está presente a todo momento em nosso dia a dia. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no “Arquitetura e Cidade” desta semana, Giulia Galante mostrou como a arquitetura é fundamental quando o assunto é poupar água. Giulia deu dicas de sistemas de reutilização de água e descreveu alguns materiais utilizados para a captação de águas da chuva.

 

Guaxupé Sustentável

De acordo com um ultima pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatísca, o IBGE, foi relatado que para cada R$ 1,00 produzido é gasto 6 litros de água. No “Guaxupé Sustentável”, Marcos Socotti falou sobre a água, um bem fundamental para a vida, e que por conta de seu mal uso caminha para sua escassez.

 

Entrevista com Engenheiro Ambiental e Analista de Responsabilidade Socioambiental, Graco Ribeiro do Valle Dias.

Graco Dias é Engenheiro Ambiental e trabalha no Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Cooxupé, onde presta suporte aos cooperados auxiliando-os na adequação de sua produção a práticas sustentáveis, com o objetivo de melhorar a qualidade de seus produtos para o adequamento a certificações ambientais, nacionais e mundiais, possibilitando a comercialização em mercados mais exigentes.

WhatsApp Image 2018-03-23 at 17.23.45.jpeg

Como coordenador do projeto Minas D’água desde sua criação, Graco Dias atua na conscientização e mapeamento de áreas onde passam o curso d’água ou existem nascentes, fornecendo, a  produtores e de proprietários dessas terras, uma consultoria a cerca do que se possa ser realizado na área, adequando-os as normas e diretrizes do Código Florestal, disponibilizando gratuitamente materiais para a proteção do curso d’água e de matas ciliares, juntamente com a doação de mudas para o plantio na área de preservação.

Para estar entrando em contato com Graco Ribeiro do Vale Dias a respeito do projeto Minas D’água, bastar entrar em contato pelo telefone: (35) 3696-1285.

 

Na sequência você confere todos os áudios dos quadros citados acima.

Mande seu comentário, dica, crítica ou sugestão para o e-mail: comunitaria87fm2@gmail.com.

Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé

Rua Capitão João Machado, 199, Centro
Guaxupé-MG - CEP: 37800-000
Telefone: (35) 3552 6038
E-mail: comunitaria@87fm.com.br
Site: www.87fm.com.br