Sindicato do Jazz

 

 

Mitchell Herbert Ellis nasceu em Farmersville, Texas, 4 de agosto de 1921, foi criado em Dallas no mesmo estado e faleceu perto de completar 90 anos devido às complicações causadas pelo Alzheimer em Los Angeles, 28 de Março de 2010.

 

 

Herb Ellis era conhecido por possuir uma técnica distinta, quando tocava sua guitarra ora em acompanhamentos ou em gravações próprias como solista ninguém discutia seu talento e sua disciplina. Ellis conseguia elaborar arranjos simples mas muito bonitos e foi fortemente influenciado pelo jovem guitarrista Charlie Christian.

 

 

O caminho de Herb Ellis cruzou com o de outro excelente pianista canadense, Oscar Peterson, que convidou Ellis para integrar o seu trio junto com outro infalível baixista, Ray Brown. Ellis veio substituir o guitarrista do trio, Barney Kessel.

 

 

Essa união entre eles perdurou por quase 6 anos, de 1953 a 1958. Nesse período o trio tocou por muitos lugares pelo projeto J.A.T.P (Jazz At The Philharmonic) e tornou-se um dos mais bem sucedidos da história do jazz.

 

 

Nesse disco, Nothing But the Blues, lançado em 1958, percebemos um permanete diálogo entre os músicos. Aqui o colorido é novo e encantador, o contraste dos músicos é pleno, com riffs inspirados Ellis aproveita a ilustre presença de um jovem saxofonista, Stan Getz, acompanhado do vigoroso trompetista Roy Eldridge, do incrível baixista Ray Brown e do baterista Stan Levey para executar com precisão seu blues em alto e bom som. Ellis considera este disco como o seu favorito.

 

 

Durante o período de gravação deste disco, de 11 de outubro de 1957 a 01 de maio de 1958, Ellis participou de diversas jam sessions, e algumas delas vieram ampliar este disco, nas últimas quatro faixas encontramos: Oscar Peterson (piano), Roy Eldridge e Dizzy Gillespie (trompete), Stan Getz e Coleman Hawkins (sax), Ray Brown (baixo) e Gus Johnson (bateria).

 

 

Sem dúvida, se trata de um dos melhores trabalhos já feitos na história do jazz.

 

 

Vídeos: Jazz At Philharmonic, 1957.

 

A Gal In Gallico, 1958.

 

 

 

 

Músicas:

01. Pap’s Blues
02. Big Red’s Boogie Woogie
03. Tin Roof Blues
04. Soft Winds
05. Royal Garden Blues
06. Patti Cake
07. Blues for Janet
08. Blues for Junior
09. Les Tricheurs
10. Clo’s Blues
11. Phil’s Tune

12. Mic’s Jump

 

 

Músicos:

Herb Ellis (guitarra)
Roy Eldridge (trompete)
Ray Brown (baixo)
Stan Levey (bateria)
Stan Getz (sax)
Coleman Hawkins (sax)
Dizzy Gillespie (trompete)
Oscar Peterson (piano)

Gus Johnson (bateria)

 

 

 

Ouça abaixo o programa na íntegra.

error

Curta, compartilhe e comente!