Sindicato do Jazz

 

 

Henry (Hank) Mobley nasceu em 7 de julho de 1930 em Eastman, Georgia, e cresceu em Elizabeth, New Jersey, EUA, mais conhecido como Hank Mobley.

 

Hank Mobley aprendeu a ouvir e apreciar música com a sua família. Seu tio Dave Mobley tocava piano, entre outros instrumentos, e sua mãe e sua avó também dedilhavam o piano (sua avó era uma organista da igreja).

 

De fato, o piano tornou-se o primeiro instrumento de Mobley na infância. Hank começou a tocar saxofone aos 16 anos e praticamente conseguiu manejar o instrumento sozinho.

 

Aos 19 anos, Hank conquistou prestígio profissional e por seu caminho passaram diversos músicos de diferentes épocas do jazz. A lista é enorme.

 

Quando se tratava de música, Hank Mobley transbordava inspiração. Com facilidade para compor canções e fazer arranjos, ele conseguiu marcar sua música com seu fraseado.

 

Este é um músico que supera qualquer eventual limitação e dá um show de swing e inventividade.

 

Hank Mobley transformava sua música como bem queria, nota por nota, sempre mais emotivo do que técnico, com um repertório extraordinariamente variado e intenso.

 

Neste disco, lançado em 26 de março de 1961, encontramos um quinteto sólido, cheio de swing. A música flui em torrentes fleumáticas e o som cálido encanta por sua beleza.

 

O disco é uma enxurrada de qualidade musical. Do início ao fim, é possível perceber a maturidade dos músicos. Ninguém se sobressai ao outro, todos respeitam a sua vez de tocar e isso mostra a que veio Hank Mobley, um mediador infalível.

 

Esta é uma das mais conhecidas gravações de Hank Mobley, e por boas razões. Das seis músicas do disco, quatro são composições próprias.

 

Mobley foi forçado a se aposentar em meados de 1970, devido a problemas pulmonares. A pneumonia foi fatal e em 30 de maio de 1986 veio a falecer com 55 anos.

 

 

Músicas:
01. Workout

02. Uh Huh

03. Smokin’

04. The Best Things in Life Are Free

05. Greasin’ Easy

06. Three Coins in the Fountain

 

Músicos:
Hank Mobley (sax)

Grant Green (guitarra)

Wynton Kelly (piano)

Paul Chambers (baixo)

Philly Joe Jones(bateria)

 

 

Ouça abaixo o programa na íntegra.


error

Curta, compartilhe e comente!