Charles Mingus nasceu no dia 22 de abril de 1922 em Nogales, Arizona e foi criado em Watts, nos arredores de Los Angeles.
Mingus foi um contrabaixista, compositor e ocasionalmente pianista de jazz. Ele também ficou conhecido pelo seu ativismo contra a injustiça racial, constante no seu país.
Mingus é um diamante do jazz, tão transparente em suas composições como em sua ideologia de vida.
Suas Músicas não são regravadas, devido à sua natureza pouco convencional.Â
Mingus disse que suas habilidades como um baixista foram o resultado de trabalho árduo, mas que o seu talento para a composição veio de Deus.
Nesse disco, lançado em 1960, encontramos um quarteto cheio de vida, cada nota dá um sentido na melodia, às vezes intensa e em outras encontramos momentos fleumáticos.
O pensamento dos músicos no disco é complexo e sofisticado com grande liberdade harmônica.
Trata-se, enfim, de um álbum brilhante, onde Música clássica e jazz convivem em harmonia, algo impensável para alguns.
Aqui a poesia é condensada em notas musicais nervosas e amenas.
Mingus fez várias turnês pela Europa, Japão, Canadá, América do Sul e os Estados Unidos até o final de 1977, quando ele foi diagnosticado com uma doença neurOlá³gica rara, a esclerose lateral amyotropic.
A partir desse momento, Mingus ficou preso a uma cadeira de rodas, e isso para alguns poderia até significar a morte, mas embora ele não fosse capaz de escrever Música no papel ou compor no piano, seus últimos trabalhos foram cantados em um gravador.
Mingus, sem dúvida, é um gênio e esse tipo de pessoa não encontra dificuldades ou limitações em suas formas de expressão.
Eventualmente limitado a uma cadeira de rodas e incapaz para tocar piano, Mingus continuou criando idéias novas em seu gravador até vir a falecer no dia 5 de janeiro de 1979 em Cuernavaca, México.
Suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, na Ãndia, e tanto em Nova York como em Washington decretaram luto oficial e de maneira simbólica criaram o dia dele.
Vídeo: Devil’s Blues – Live At Montreux (1975)
Músicas:
01. Folk Forms No. 1
02. Original Faubus Fables (Letra)
03. What Love?
04. All The Things You Could Be By Now if Sigmund Freud’s Wife Was Your Mother
Músicos:
Charles Mingus (baixo)
Ted Curson (trompete)
Eric Dolphy (sax e clarinete)
Dannie Richmond (bateria)
Ouça abaixo o programa na íntegra.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:00:54 — 55.8MB) | Embed
Subscribe: RSS
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.