Robert Brookmeyer, nasceu em Kansas City, Missouri, EUA, em 19 de dezembro de 1929, mais conhecido como Bob Brookmeyer.
Aprendeu a tocar clarinete, trombone e piano, estudando num conservatório em Kansas City antes de entrar para o exército.
Este é um músico que encontra a magia nos espaços, o fraseado, as pausas, tudo inspira alegria. Sua Música, nota por nota, permanece brilhante, seja como músico de estúdio ou como arranjador independente.
Brookmeyer tem um repertório extraordinariamente variado e extenso, é possível sentir isso em sua Música improvisada e composta, seu trabalho é intenso e bem acabado.
Neste disco, encontramos um pequeno grupo virtuoso que resgata a era do swing em seus improvisos, a linguagem é positiva e o som agradável encanta a todos.
O disco é dividido em duas partes, no início, da primeira Música até à sexta faixa, o trio de baixo, bateria e trombone passeia pelos clássicos do jazz, com Músicas repletas de criatividade e blues.
Já na segunda, nas últimas sete Músicas do disco, o estilo cool predomina com a entrada do guitarrista Jim Hall no grupo.
Há uma curiosidade neste disco de Bob Brookmeyer, muito antes do compositor Alec Wilder ser anunciado como um gênio, alguns músicos de jazz, como Brookmeyer, perceberam o virtuosismo de suas obras, muitas das quais tornaram-se standards do jazz.
É importante perceber a homenagem que Bob Brookmeyer fez a seu amigo Alec Wilder, aliás, algumas composições de Wilder interpretadas pelo trombonista tornaram-se mágicas, com é o caso de “That’s the Way It Goes”.
Este LP Verve, lançado em 1961, é extremamente difícil de encontrar, então não espere encontrá-lo rapidamente ou com um preço barato.  Infelizmente, este disco encontra-se fora de catálogo.
Bob continua expandindo seus horizontes e sempre à procura de novos desafios, tanto no conservatório como em suas apresentações.
Fonte: http://www.bobbrookmeyer.com
Vídeo: Bernie’s Tune, 1981.
Músicas:
01. On The Sunny Side Of The Street
02. Stoppin’ At The Savoy
03. Languid Blues
04. I Got Rhythm
05. Smoke Gets In Your Eyes
06. Hot and Cold Blues
07. While We are Young
08. That’ s The Way It Goes
09. The Wrong Blues
10. It’s So Peaceful In The Country
11. Blues For Alec
12. I’ll Be Around
13. Who Can I Turn To?
Músicos:
[Faixas de 1-6] The Blues Hot and Cold:
Bob Brookmeyer (trombone)
Jimmy Rowles (piano)
Buddy Clark (baixo)
Mel Lewis (bateria)
Los Angeles, 16 de junho, 1960.
[Faixas de 7-13] 7 X Wilder:
Bob Brookmeyer (trombone e piano)
Jim Hall (guitarra)
Bill Crow (baixo)
Mel Lewis (bateria)
New York, 19 de junho, 1961
Ouça abaixo o programa na íntegra
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:27:31 — 80.1MB) | Embed
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.