Espetáculo “FRATURA”

nova.jpg

Espetáculo gratuito na conclusão do Curso Livre de Teatro 14bis

“Fratura” é o nome do espetáculo a ser apresentado pelos participantes do Curso Livre de Teatro 14bis, nos dias 16 e 17 de dezembro, no Teatro Municipal de Guaxupé, às 20h30min, com entrada franca.
O Curso Livre de Teatro é um projeto que o Grupo Teatral 14bis e o Instituto 14 Bis realizam anualmente, de acesso gratuito, e que visa à iniciação teatral de interessados a partir de 14 anos, de Guaxupé e região. Em 2012, o projeto abrangeu público das cidades de Juruaia, Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, Caconde, Monte Santo de Minas, Tapiratiba, Nova Resende, Conceição da Aparecida, além de Guaxupé.
“Neste ano, estruturamos o curso em quatro módulos, ministrados pelos atores do Grupo Teatral 14bis. Após o término de cada módulo, os alunos e os profissionais iniciaram o trabalho de montagem de conclusão, a partir do que foi vivenciado no processo das oficinas, além de novas propostas de interesse comum do grupo. Desse percurso, resultou ‘Fratura’”, explica Lauro Baldini, coordenador geral do projeto.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a noções básicas de teatro, num trabalho que envolveu jogos e expressão corporal, criação teatral, ritmo e musicalidade, expressão vocal, jogos teatrais, introdução à performance, produção teatral, introdução à história do teatro, leitura e experimentações textuais e montagem de espetáculo.
“A criação de cenas por meio dos trabalhos nas oficinas e dos diálogos entre os participantes sobre o que eles queriam trazer para o espetáculo foram essenciais para a concepção de ‘Fratura’”, comenta Tuany Mancini, atriz do Grupo 14bis e orientadora do módulo “Produção teatral e Performativo”. “‘Fratura’ é composto por seis cenas, numa montagem que envolveu o nosso trabalho de direcionamento artístico e técnico, assim como a criação dos próprios integrantes do curso”, destaca Renata Alves, atriz e orientadora do módulo de “Expressão corporal”.
No que se refere à dramaturgia, Laise Diogo, atriz e responsável pela oficina “Teatro em textos, texturas e recortes”, explica que é a primeira vez que acontece essa montagem compartilhada, ao longo da história dos cursos realizados pelo Instituto 14 Bis e comenta: “para a peça, tentamos selecionar aquilo que nos afetou nesse per-curso. Daí também a possibilidade de trabalharmos tanto com textos dramáticos já consagrados, assim como o uso de textos de alguns participantes, que se revelaram dramaturgos durante o trabalho”. “’Fratura’ é o momento de imanência desse grupo, em movimentos, palavras e sentidos, atravessados pelo cotidiano, palco de liberdade e afetos”, conclui Rodolfo Bonifácio, ator e orientador do módulo “Corpo em som e movimento”.
Nesta realização, o projeto contou com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura/ Governo de Minas, com o apoio da empresa Vigilante e, ainda, da Prefeitura Municipal de Guaxupé, por meio da cessão do Teatro Municipal, para a realização das aulas e dos ensaios.

A apresentação do espetáculo “Fratura” é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar da conclusão do projeto. Para mais informações, acesse:www.instituto14bis.org.br ou pelo telefone 35 3551 6669.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente e Compartilhe nas Redes Sociais!