Polivalente lança projeto “Reinventando o Ensino Médio”

A escola, pioneira na iniciativa na região, espera que o projeto auxilie na formação profissional do aluno

01.JPG

O projeto Estadual “Reinventando o Ensino Médio” foi implantado este ano na Escola Estadual Dr. André Cortez Graneiro (Polivalente) com o objetivo de atrair o interesse dos alunos além de auxiliá-los na hora de escolher uma profissão, bem como prepará-los para entrevistas de emprego, enriquecendo seu currículo. Todo o processo de escolha da matéria extra gira em torno do perfil do próprio aluno e, para tanto, pais e professores se mobilizaram para estabelecer, através de questionários específicos, qual melhor se encaixa dentro dos aspectos singulares e as expectativas do estudante. Foi realizado um seminário de percurso para fazer estas avaliações junto aos pais, com explicações e orientações para que se fizesse da melhor forma possível o posicionamento entre perfil do aluno e currículo desejado. Segundo informações fornecidas pelo diretor José Raimundo, aproximadamente 250 pais compareceram à reunião, o que denota uma ótima aceitação, incentivo e ânimo de participação deles no projeto.

São oferecidas três disciplinas na área de empregabilidade:

Empreendedorismo e gestão
Comunicação aplicada
Estudos avançados em linguagens
Dentro destas disciplinas são oferecidas, além da parte teórica, carga horária de aulas práticas, onde o jovem terá contato direto com profissionais da área e sua atuação no mercado de trabalho, com visitas às empresas que se disponibilizarem a contribuir com a causa. A escola também pretende organizar uma feira de profissões para ilustrar ainda mais e de forma mais dinâmica a importância de se ter uma profissão.

Os professores receberam um treinamento especializado oferecido pelo Magistra e, além disto, a escola também foi equipada com vinte computadores e lousa eletrônica para uso exclusivo dos alunos do Reinventando.

As aulas extras acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras nos períodos da manhã e da noite.

No Estado de Minas Gerais, esta medida foi adotada em apenas 11 escolas sendo que, na região, apenas outra escola de Paraíso aderiu à empreitada e são estas que servirão de modelo para as outras. O Polivalente é a primeira escola de Guaxupé a assumir a responsabilidade de um projeto deste porte e, com base nos resultados futuros, a partir do ano que vem todas as escolas da cidade irão adotar a iniciativa.

(Fonte: Imagem e reportagem Jornal Jogo Sério http://www.jornaljogoserio.com.br/noticias-de-guaxupe/categorias/cultura/1314-polivalente-lanca-projeto-reinventando-o-ensino-medio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente e Compartilhe nas Redes Sociais!