Giro Musical

Troca de Farpas

Quem achava que o maior barraco entre os Beatles foi a ação judicial que Paul McCartney enfiou nos outros três, poderá rever seus conceitos agora. Mesmo depois de separados, cada […]

Publicado por Redação em 01/08/2015 às 12:52

black-and-white-cute-da-jubs-john-lennon-paul-mccartney-the-beatles-Favim.com-43705_large.jpgQuem achava que o maior barraco entre os Beatles foi a ação judicial que Paul McCartney enfiou nos outros três, poderá rever seus conceitos agora. Mesmo depois de separados, cada um tocando sua carreira e sua Música do jeito que queria, o bicho pegou e o barraco rolou. Para nós, renderam Músicas lindas e que são lembradas até hoje.

Tudo começou quando Paul McCartney lançou em 1971 o álbum RAM. Muita gente, inclusive John Lennon, acreditou que as Músicas eram indiretas para o ex-parceiro. John acreditava que “Too Many People” era uma crítica aos seus envolvimentos como movimentos pacifistas e outros movimentos contra o governo.  “Dear Boy” seria sobre a relação Paul x John versus John x Yoko. Pelo menos na prática, o amor de John e Yoko foi maior que a amizade de Paul e John. Em “The Back Seat Of My Car”, John chegou a dizer que tinha certeza que a frase “We believe that we can’t be wrong” era para ele e Yoko, pelos mesmos motivos de “Too Many People”.

E assim iniciou-se a Music War.

John Lennon respondeu com “How Do You Sleep?”, no seu álbum “Imagine”, também de 1971, visivelmente irritado com os ataques de Paul. Então completamos a “batalha” com os outros dois Beatles: George Harrison e Ringo Starr estavam participando da gravação de Imagine. John cita o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, que partiu de uma idéia de Paul. Depois cita “Yesterday”, que até hoje é a Música mais regravada dos Beatles. George Martin pediu que Paul a gravasse sozinha, pois não viu necessidade de guitarras e bateria na Música. John chegou a dizer que “Yesterday” foi o primeiro trabalho da carreira solo de Paul. Em “How Do You Sleep?”, John diz que a única coisa realmente relevante que Paul fez foi a Música e seu trabalho como Beatle (Yesterday é um jogo de duplo sentido: refere-se a Música e também pode ser lida na forma literal).

John ainda ataca a relação de Paul e Linda (Jump when your mamma tell you anything), uma estranha citação vendo a relação que ele mesmo mantinha com Yoko (várias vezes ele a chamou de mãe).

Ringo sentiu-se incomodado com a troca de ofensas e não tocou bateria nesta Música. Pediu que John encerasse a briga ali mesmo. â€œÉ o bastante, John.”

George ainda devia ter ressentimentos de Paul. Gravou a guitarra solo da Música e dá pra sentir arrepios ao escutá-la. No documentário “Imagine: John Lennon” de 1988, John e George tem uma conversa antes de entrar no estúdio, uma conversa cheia de indiretas e piadas a respeito de Paul. John nunca confirmou que a Música era direcionada a Paul.

Logo depois, Paul gravou “Let Me Roll It”, uma resposta elegante à “How Do You Sleep?”. Era uma piada, mas no final John acabou gostando da Música e usou o riff da mesma em “Beef Jerky”, do seu álbum “Wall and Bridges”.

No final das contas, os dois ainda reataram a amizade, não do mesmo jeito que antes. Nunca mais voltaram a gravar juntos. E segundo Yoko, foi Paul McCartney o responsável por trazer John Lennon de volta para casa, encerrando o famoso fim de semana perdido.

Última atualização em 29 de janeiro de 2020

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente e Compartilhe nas Redes Sociais!